Título/Autor: Os adoráveis – Sarra Manning

Avaliação: Pesquisando as paletas para decidir a nova cor do meu cabelo enquanto como balinhas da Haribo.

Eu adoro livros que tenham a ver com temas de internet e sempre que existe alguma parte que é escrita a partir de e-mails, mensagens ou postagens, eu já tenho um espaço no coração para o livro (Não sei se é o meu amor pela fonte diferente, o espaçamento ou a tabulação), mas sempre acho divertido e procuro publicações que tenham essas peculiaridades.

Este livro está na cota dos romances atuais, mostrando como estar online faz parte da nossa vida de uma forma que nunca imaginaríamos. Se você está lendo isso é uma prova do poder da internet em ação! #WordWideWebWin

Eu devo admitir, como sempre (honestidade é primordial), que a Jeane, a nossa protagonista, única, dork, inteligente e levemente passivo-agressiva (bom, acho que não levemente. Nem passiva. Só verbalmente agressiva mesmo), não me conquistou de primeira.

Eu fui entendendo suas atitudes e reações conforme fui conhecendo um pouco mais de sua vida. A experiência do livro que não nos joga no meio de uma situação, mas vai aos
poucos inserindo os leitores na história. Achei impressionante e palmas pra
Dona Sarra Manning que conseguiu me fazer detestar e amar uma personagem em
poucas páginas!

Mas o caso é que, a cada página, não dá para parar de ler. E além do mais, o livro tem uma forma narrativa que conta com dois pontos de vista.  Seguimos Jeane, uma adolescente de 17 anos, viciada em balinhas da Haribo e café que é emancipada (mora sozinha em seu apartamento em Londres), seus pais são separados, a mãe faz uma pesquisa no Peru e o pai mora na Espanha com a nova esposa. Jeane não tem muito contato com outros jovens da sua idade no mundo real (com exceção de Barney, seu namorado), mas online ela é uma rainha teen, com pensamentos vanguardistas misturados com uma queda por tendências únicas de moda (começando pelos cabelos coloridos e terminando em combinações de roupa inusitadas).

Enquanto isso, sua irmã mais velha mora em Chicago, onde faz residência. No outro ponto de vista temos Michael, um jovem de 18 anos que mora com seus pais, uma mãe superprotetora e rígida e o pai, um médico, na mesma casa estão suas irmãzinhas, Alice e Melly. Ele é o símbolo do adolescente modelo, capitão do time de futebol, participante do clube do debate, segue o estilo de moda dos adolescentes de sua idade, respeita seus pais e faz de tudo o que eles pedem. É um estudante aplicado e namora uma garota linda do colégio.

Jeane e Michael estudam no mesmo colégio, mas não são amigos, aliás, graças ao gênio forte de Jeane (e o constante julgamento dela sobre os outros, além das pessoas que não se aproximam por medo de seu temperamento ou por ela não ser um modelo de beleza).  Ela vive afastada de outras pessoas e possui “lugares especiais” para ficar só em seus períodos livres.

Quando não está estudando ele cuida do seu império online, seu site Adorkable no qual ela posta, todos os dias, seu look maluco e divide com o mundo suas idéias sobre feminismo, balinhas, música e tendências jovens.
Ela é requisitada em conferências internacionais e para escrever artigos sobre sua geração e como lidar com seus negócios online (já que fora o blog, vlog e twitter ela vende produtos da marca Adorkable)

Ao longo no livro, seguimos dois personagens que não poderiam ser mais antagônicos, uma livre, sem ninguém para mandar nela e dona de sua cabeça e um que faz tudo nos padrões da sociedade (entenda como “os pais”), além de outros traços que tornam esse par propenso a uma situação que pode ser descrito como “imã iminente”.

Superados meus problemas com o gênio de Jeane (e com Michael às vezes), posso dizer que adorei o livro a ponto de até soltar uma lagriminha durante a leitura. Valeu muito a pena pegar esse romance que tem seus toques de fofura, discussões acaloradas (que eu particularmente adoro) e evolução de personagens! Tudo o que a gente espera de um bom romance.

Bom, agora saiam desse mundo “on the line” e vão ler,
humanos!! =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.