Título/Autora/Editora: Enraizados, Naomi Novik. Rocco.

Avaliação: Tomando cuidado com algumas florestas por aí!

Oie, gente!

A senhora aqui esqueceu que as resenhas agora são de sexta, mas logo entro nos eixos com a publicação!

E hoje tem um livro que foi a leitura coletiva da Maratona Literária de Verão. E fico MUITO feliz mesmo por ter participado e me deparado com essa obra que, se fosse em outro momento, eu não encontraria.

Essa ficção vem com traços fantasiados e mundos que tem mitos, lendas e magia que bebem da água (quem leu vai entender) de contos eslavos que a autora ouvia quando era menor.

Isso já é um incentivo para ler e conhecer um pouco mais sobre outras culturas!

Achei uma leitura intrigante, com toques sombrios e cenas um pouco tensas demais pra mim (sou fraca com  sangue na vida real e no papel).

Quando comecei, depois de pouco tempo já não conseguia mais largar. Fui completamente cativada pelos personagens, suas histórias, lutas e trajetórias. Nenhum ali era raso, todos tinham razões para serem o que eram e ter as escolhas que tiveram.

Ainda que seja um livrão, que parece um trilogia dentro de uma só embalagem, foi rápido de terminar (porque todo tempo livre eu usei para continuar sabendo mais sobre aquele pessoal). HAHAHA

Sem dar muito spoiler, bora para a história.

Existe um vilarejo que fica perto de una floresta corrompida. Nesse lugar, vivem (e às vezes saem) criaturas que assombram os moradores.

Para manter a segurança do local, existe um mago que protege a região, o chamam de Dragão. A cada 10 anos, um “tributo” é pago. Além de itens da colheita, ele seleciona uma jovem da vila para ir morar com ele.

Ninguém sabe o que acontece na torre dele, mas, quando a garota retorna, nunca volta a morar em seu vilarejo. Normalmente está com roupas melhores e uma nova perspectiva.

No ano de tributo, garotas de 17 anos se alinham para a escolha. Surpreendendo a todos, Agnieska é a selecionada (ela é atrapalhada e nem um pouco dotada de talentos especiais, diferente de Kasia, a pessoa que todo mundo apostava que seria levada).

De toda forma, o Dragão acaba indo embora com a garota e aí começa a aventura/tensão dos dois. Ela tem medo por não saber o que vai acontecer, sente-se inadequada e fora dos padrões belos da torre. E o Dragão não faz nada para mudar essa impressão.

Tudo muda quando descobrem que ela também tem magia e seu poderes, ainda que destreinados, confusos e sem foco que nem ela, serão muito importantes para o futuro!

Entre as aventuras e desventuras, tem salvamento de amiga, entradas na Floresta assustadora, visita a cidade diferentes e batalhas.

Além de muita amizade verdadeira, romance, um professor sem paciência pra quem tá começando e uma aluna sem foco.

Tudo o que precisamos para uma boa história, né?

Quem já leu? Conta o que achou.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.