
Título/Autor: Toda Poesia, Paulo Leminski
Avaliação :
Buscando em meu coração.
A rima apropriada.
Que conjure toda a emoção.
De ser, por uma poesia, cativada.
(entenda o sujeito oculto, EU, a leitora cativada por ela, a poesia de Leminski)
Em mais um daqueles surtos de honestidade, vou dizer que nunca tive um apreço especial por poesia. Nem quando tive que aprender no colégio e depois no cursinho.
Sempre achei que eu era muito cabeçuda para entender as nuances sentimentais desse estilo de escrita tão phyno!
Não sou (e não acredito que me tornarei tão cedo) uma pessoa cujo sonho é receber uma poesia ou ter poemas recitados na varanda de casa (que, no caso, nem varanda existe aqui), mas, se hipoteticamente tivesse, evitaria a serenata hipotética. Hahahaha.
A questão é, mesmo depois de algumas tentativas (e de ter aceitado que Fernando Pessoa é um cara ímpar e não teria espaço pra outro poeta no coração), decidi dar uma chance ao Sr. Bigode Leminski.
Poxa, Paulo (mantendo a classe aqui), devo admitir que escolhi seu livro porque era laranja e tinha um bigode engraçado na capa (e porque uma amiga
minha elogiou muito). E, veja você, o livro me prendeu mais do que eu
esperava!!
Tão honesto, direto e genial. Falou de amor, da vida e do mundo. Jogou na cara da gente as coisas em poucas frases, simples, rimadas ou não.
Tantas poesias geniais que me fizeram encher o livro de post its e o Tumblr de citações.
Algo que nunca tinha acontecido… suas frases, tão atemporais, explicam meus sentimentos em certos momentos dessa vida que segue cada dia mais maluca.
E você usou e ousou com fontes, criações visuais distintas. Conseguiu entreter até uma pessoa poeticamente cética como eu…
…que me achava incapaz de entender quaisquer poesias já criadas ou as que ainda estavam por vir ao mundo. Só que eu as entendi e algumas me entenderam também, faz sentido? Obrigada por fazer com que eu não me sentisse tão burra.
O post é pequeno, mas de coração. O que dizer desse cara que eu conheço pouco é já curto pacas.
(#SDDSORKUT).
Não digo que agora me tornei a consumidora número 1 de poesias, no entanto, vou olhar com mais carinho os livros na próxima vez em que me deparar com uma promoção.
Indico para que não curte tanto poesia. Se eu curti esse livro tão distinto, acho que muitos podem gostar também!
Agora, vão criar suas rimas, raras ou não, humanos! E não se esqueçam de ler sempre. Faz bem pro coração! ❤
Até a próxima! =]